Perfil

Perfil



Agnes Nº01


Bruno Pasquini Nº08


Isabela Salhani Nº19


Isabella Monte Nº20


Lucas Nº30


Marco Nº34


Maria Vitória Nº36


Nicolas Nº38


Patrick Nº39


Tarik Nº44


18 de outubro de 2011

Sherlock Holmes - Patrick Kanas Nº 39

              Sherlock Holmes é um personagem de ficção da literatura britânica criado pelo médico e escritor Sir Arthur Conan Doyle. Holmes é um investigador do final do século XIX e início do século XX que aparece pela primeira vez no romance ’’A Study in Scarlet’’ (Um estudo em Vermelho) em Novembro de 1887. Sherlock Holmes ficou famoso por utilizar, na resolução dos seus mistérios, o método científico e a lógica dedutiva.

  
              Sherlock Holmes aparece ao todo em cerca de 60 livros de autoria de Arthur Conan Doyle, sendo eles, cerca de 56 contos, e 4 romances, onde Sherlock Holmes resolvia casos insolúveis até mesmo para a Scotland Yard (quartel general da policia de Londres). O personagem habita o imaginário de jovens e adultos há mais de 150 anos.
              Sherlock Holmes ‘’engoliu’’ o seu criador, pois nunca se ouve falar em Sherlock Holmes como "O Personagem criado por Conan Doyle" e sim, se ouve falar em Conan Doyle como "O homem que criou Sherlock Holmes".
              CENÁRIO: O lar de Sherlock Holmes é o 221B da rua Baker Street em Londres na Inglaterra. Hoje em dia, esse endereço é um dos mais famosos de Londres e abriga hoje um museu com o nome do personagem. As histórias do famoso detetive se passam entre vários ‘’cartões postais’’ da capital inglesa.

              FIEL AMIGO: Sherlock Holmes teve suas histórias relatadas pelo seu colega de quarto e fiel escudeiro Dr. Watson, que várias vezes ficou surpreso com o rápido raciocínio de Holmes (como ocorre também no conto ‘’A liga dos cabeças vermelhas’’), que conseguia muitas vezes ‘’ler os pensamentos’’ de Watson.
              ALGUMAS CURIOSIDADES:
- A famosa frase: “Elementar, meu caro Watson”, na verdade, nunca foi dita por Holmes. Foi o ator e diretor William Gillette (1853-1937) que a difundiu quando interpretou o detetive em peça homônima, em 1989.
 Sherlock Holmes não foi adaptado apenas para o teatro, o personagem protagonizou 15 filmes, 5 séries de TV e uma infinidade de programas de rádio (principalmente na Europa).
 - No final do século 19, algumas drogas não eram proibidas como são hoje. Dessa maneira, Holmes fazia abertamente uso de cocaína e morfina, tirando claro, o tabaco. Que, por incrível que pareça, era mais consumido em suas histórias na forma de cigarro ou charutos do que no tradicional cachimbo.
 - Embora muita gente não saiba, Sherlock tem um irmão mais velho, Mycroft
, que trabalha para o governo britânico e, segundo o próprio Holmes: “é mais brilhante e tem um senso de dedução e observação muitas vezes superior ao seu”.
 - Alguns dos investigadores fictícios mais famosos do mundo, nasceram na mesma época que Holmes. Mas, de todos os detetives criados no finalzinho do século 19, como Àrsene Lupin e Kogoro Akechi
, apenas Sherlock atingiu popularidade em escala mundial.
 - Sherlock também fez algumas pontas, nos quadrinhos. Teve sua própria tira diária em um jornal inglês na década de 50 e uma edição da sua própria revista em quadrinhos, lançada em setembro de 1975, pela DC Comics. 

sherlock holmes investigacao policia londres doyle conan

Fontes:
http://obviousmag.org/archives/2010/04/breve_historia_sobre_sherlock_holmes.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sherlock_Holmes

http://pbfpontadapraia.blogspot.com/2010/05/sherlock-holmes-project.html
http://en.wikipedia.org/wiki/File:221b_Baker_Street_Placa.jpg

Patrick Kanas - Nº 39

Nenhum comentário:

Postar um comentário