Perfil

Perfil



Agnes Nº01


Bruno Pasquini Nº08


Isabela Salhani Nº19


Isabella Monte Nº20


Lucas Nº30


Marco Nº34


Maria Vitória Nº36


Nicolas Nº38


Patrick Nº39


Tarik Nº44


12 de março de 2011

Um cão andaluz (1928)

Um cão andaluz (nome original "Un chien andalou") é um filme surrealista lançado em 1928 na França e dirigido/escrito por Luis Buñuel e Salvador Dalí. É considerado o maior representante do cinema experimental surrealista, embora existam outros filmes do gênero. Foi realizado em 1928, época ainda do ápice das vanguardas européias, o filme nasceu de uma colaboração de Luis Buñuel com o pintor Salvador Dalí.

Sinopse:

    O filme não possui uma ordem de acontecimentos, como por exemplo "um dia depois", "amanhã de manhã" ou "era uma vez".
    São varias cenas que passam, encadeadas no vídeo como se fossem um pesadelo, repleto de cenas metafóricas.
    A primeira cena mostra uma mulher que tem seu olho cortado por uma navalha por um homem. O homem com a navalha é interpretado pelo próprio Buñuel. Numa cena seguinte aparecem formigas saindo da mão do ator, uma possível alusão literária à expressão francesa fourmis dans les paumes (formigas nas mãos) que significa "um grande desejo de matar".
    Alguns criticos acham que o enredo do filme é um pesadelo de um assassino de mente perturbada e que as imagens seriam suas confições. Mas a interpretação é vaga pois por se tratar de uma história surrealista, o senso e a ordem natural das coisas são ausentes.

Assista:

Nenhum comentário:

Postar um comentário